03 / 02 / 17

FindBrazil e empresas brasileiras participaram da ISM, maior feira no setor de doces e lanches do mundo.

 

O Brasil foi representado por 19 empresas com exibição de 20 lançamentos na ISM 2017, uma das mais importantes feiras de confectionery do mundo. A participação nacional no evento é fruto do Brasil Sweets and Snacks, projeto setorial de promoção de exportação desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB) e a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O evento foi realizado em Colônia, na Alemanha, de 29 de janeiro a 1º de fevereiro e contou com a presença de milhares de visitantes de todo o mundo.

O “Brasil Sweets and Snacks” é o projeto de promoção às exportações da indústria brasileira de confectionery e snacks, parceria entre Abicab – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim, Balas e Derivados e a Apex-Brasil. Juntas promovem a participação do setor em feiras internacionais, projetos compradores e missões entre outras atividades desde 1998. As empresas exportadoras estão presentes em mais de 140 países, consagrando o Brasil como um trader global no setor.

Reformulada em 2016, um ano após a fundação da associação, a marca Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes resulta da posição da indústria com vistas à promoção de seus produtos no mercado internacional. A iniciativa também denomina a parceria entre a ABIMAPI e a Apex-Brasil, que juntas atuam em favor das exportações desde o ano 2000, quando o setor estava representado pelo Sindicato das Indústrias de Biscoitos e Massas Alimentícias no Estado de São Paulo (SIMABESP). Com mais de 15 anos de existência, a parceria ABIMAPI e Apex-Brasil promove 40 empresas que representam cerca de 70% das exportações nacionais destinadas a mais de 80 países nos cinco continentes.

Milena Boggio, que assumiu a vice-presidência do setor de Exportação da ABICAB comenta sobre a relevância do evento. “A ISM permanece como a Feira mais importante do nosso setor. Com uma ampla oferta de produtos, que inclui chocolates, balas, biscoitos e matéria-prima. O evento reflete a maior oferta de doces e snacks do mercado mundial e o Brasil não pode ficar de fora dessa vitrine”, afirma a vice-presidente.  Já a ABIMAPI teve seis empresas expositoras do setor – Bauducco, Bela Vista, Dallas, Marilan, M Dias Branco e Visconti, além de uma empresa em prospecção, a Piraquê.

Claudio Zanão, Presidente da ABIMAPI afirma que a participação das empresas da ABIMAPI na ISM é de extrema importância. “Iniciamos o ano impulsionando as exportações do nosso setor. Apesar de ocorrer na Alemanha, a feira atrai compradores e distribuidores de todo o mundo e nossos associados compreendem a relevância do evento pela qualidade e diversidade dos contatos firmados. Notamos particular interesse de países do Norte da África e Oriente Médio, que são os mais frequentes em visitação”.

Mercado externo

Diversas indústrias do setor registraram aumento nas exportações neste ano. Harald, Simas e Enova Foods, cresceram em 10%, 20% e 75%, respectivamente. Sem lançamentos este ano, a Harald alavancou as vendas para a Argentina e aumentou as operações com Bolívia e Paraguai e a Enova Foods registrou aumento de cinco países no portfólio. Já a Embaré apostará na ampliação da capacidade produtiva da linha de balas mastigáveis voltadas para o mercado externo, tendo como alvos os EUA e a Rússia.

A estratégia da Dori para o mercado externo é exportar gomas de amido, gomas de gelatina, pirulitos duros e mastigáveis e balas duras. A exportação da empresa é realizada de forma direta ao varejo, com distribuidor exclusivo em cada mercado-alvo. Essa prática vai de encontro com a mesma tática da Neugebauer, que possui a expectativa de abrir novos mercados durante o evento.

Entre os mercados conquistados recentemente pelas empresas, estão: Argélia, Cabo Verde, Coreia do Sul, Etiópia, Guiné, Haiti, Ilhas Mauricio, Itália, Líbia, Marrocos, Nigéria, Omã, Portugal, Qatar, Reino Unido, Rússia, São Tomé, Sudão e Tanzânia.

Fonte: APEX ABICAB e ABIMAPI.

03 / 02 / 17

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *