A Associação FindBrazil participou da SIAL Paris, o maior evento em alimentos e bebidas do mundo.
A SIAL 2016 (Salon International de l’Alimentation) trouxe como foco nessa edição a distribuição de alimentos mundial, já que o planeta contabilizará, em breve, entre 9 a 10 bilhões de habitantes, o que representa um verdadeiro desafio para a cadeia agroalimentar e para a sua distribuição. O reflexo da evolução e das tendências do setor da distribuição que souberam valorizar sua oferta diante da multiplicação dos pontos de venda estiveram em pauta durante o evento.
Como tantos outros setores, a distribuição alimentar já iniciou sua revolução digital, tamanho número de aplicativos e de plataformas de delivery alimentar ligados a refeições prontas, produtos de trattoria ou produtos frescos lançados no mercado.
Num universo cada vez mais diversificado, submetido a uma oferta superdimensionada e a uma importante guerra de preços, não basta abrir uma loja num bom ponto para se ter sucesso ou manter o crescimento. Os comércios de alimentos devem ser capazes de criar a preferência, em especial atendendo à demanda dos clientes em relação ao valor dos produtos e o serviço.
A SIAL Paris, aconteceu de 16 a 20 de outubro, na França em Paris. O evento é o maior do mundo no segmento e promete em cada edição ampliar, melhorar e inovar os negócios dos empresários do setor por meio do conhecimento de novas tendências e tecnologias. A feira impulsiona a busca pela qualidade, diferenciação e inovação no setor, por ser um dos maiores eventos do segmento.
O evento cumpriu com o seu papel, de levar inovação, tecnologias, tendências de novos produtos e novos negócios aos seus participantes, criando novas oportunidades e parcerias. A feira teve a participação de mais de 7.000 empresas provenientes de mais de 100 países, apresentando seus produtos para profissionais de varejo e foodservice. Todos os tipos de produtos alimentares, de ingredientes a equipamentos e produtos finais, estiveram expostos em meio aos 21 setores de exposições.
Mais de 100 empresas brasileiras participaram da SAIL, entre eles os associados da ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, que participaram da ação que a entidade organizou na maior feira de alimentação do mundo, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Conforme levantamentos feitos pela ABPA, durante os cinco dias de evento foram realizados mais de US$ 32 milhões em vendas diretas para importadores da Europa, Ásia e África, além da expectativa de US$ 350 milhões em vendas nos próximos 12 meses, a partir dos contatos feitos diretamente com importadores desses continentes.
“Esta é uma das maiores vantagens da SIAL: é uma feira na União Europeia, mas com perfil global, com visitantes de todo o mundo. Clientes de vários dos mercados onde atuamos nas exportações de aves e de suínos estiveram conosco nestes dias, um público altamente qualificado e restrito ao perfil esperado para uma feira deste porte ”, explica o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra.
Ao todo, mais de 4 mil visitantes estiveram no espaço da avicultura e da suinocultura do Brasil durante os dias da feira. Além de potenciais clientes e compradores, jornalistas e representantes de associações de clientes estiveram no espaço.
Fonte: Associação FindBrazil.